Sistema Integrado do MPRS
MPRS
Sistema reduz tramitações em 57%
Cenário
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) possui unidades em diversos municípios do estado. Conta com uma estrutura robusta, integrando perfis de usuários diversos: são promotores e servidores de vários setores, com múltiplas atribuições.
Em um processo que envolveu toda a instituição, foi iniciada uma transformação digital que mobilizou diversas frentes, entre elas, o principal sistema de atendimento ao cidadão. Para projetar a nova interface, o MPRS contou com o trabalho da Hypervisual.
Processo
O MPRS trabalhava com um sistema legado, com interface cadastral de alta complexidade, que exigia uma longa curva de aprendizado por parte dos usuários e também gerava gargalos no atendimento ao cidadão. A instituição realizou um extenso trabalho de mapeamento de processos internos, ponto de partida para o projeto da nova ferramenta.
Para tratar a complexidade do desafio dessa transformação iniciada pelo MPRS, foi necessário um processo aprofundado de consultoria. Em um formato de atendimento híbrido, presencial e remoto, a equipe da Hypervisual passou a compor o time da instituição a fim de delinear um sistema que permitisse uma nova forma de trabalhar, muito mais ágil, eficaz e gratificante aos usuários. A interface do sistema do MPRS evoluiu de um paradigma de modelo cadastral para um modelo de workflow.
Durante o processo de trabalho, a Hypervisual lançou mãos de metodologias próprias para estruturação da nova experiência aliada à produtividade e linearidade do desenvolvimento baseado em parametrizações e componentizações. Para a implementação e consolidação da transformação, a Hypervisual atuou também em capacitação da equipe. Em paralelo, foi realizado um trabalho de Gestão da Mudança para que a nova versão fosse bem acolhida e conquistasse rapidamente a adesão entre toda a comunidade do MPRS. Esse processo incluiu a realização de um concurso interno para a criação do nome da nova ferramenta: SIM (Sistema Integrado do MPRS).
Resultado
O resultado do trabalho realizado pela Hypervisual proporcionou uma significativa redução no tempo de treinamento e suporte a novos usuários e muito mais agilidade e transparência no atendimento ao cidadão. O prazo de tramitações de inquéritos civis foi reduzido em cerca de 57%. Trata-se de um case inédito na área de gestão pública e está sendo adotado por MPs de outros estados nacionais.